Faça seu login ou cadastre-se

Uma diferente venda de equinos de uma criação do nosso jeito.




BARRA AGROPECUÁRIA

A Barra Agropecuária possui dois ramos principais de atividade: criação de bovinos (Nelore Mocho) e equinos (Haras da Barra). Seu grande objetivo no agronegócio é evoluir sempre, e para isso utiliza as melhores ferramentas de seleção, aliadas ao bem-estar animal e à sustentabilidade.
Bovino

História

A história da Barra Agropecuária tem início em 1977, quando Cid Romeu Barros decidiu iniciar sua criação de Nelore padrão e mocho. A base do Nelore padrão foi adquirida do rebanho do Dr. Jairo da Cunha Bastos. Já os primeiros animais mochos foram escolhidos em grandes exposições do setor.

A raça Nelore representa, hoje, mais de 80% do rebanho brasileiro. Isto se deve à sua excepcional adaptabilidade às condições ambientais do país, sem prejuízo de suas características produtivas. Dentro deste contexto, o Nelore mocho destaca-se por sua extrema rusticidade, precocidade e fertilidade. A Barra Agropecuária teve essa comprovação desde o início. Logo, nas primeiras exposições de que participou, os animais mochos tiveram um desempenho muito superior em pista. Portanto, Cid resolveu dedicar-se, exclusivamente, à sua criação.
Com um rigoroso processo de seleção, voltado para características de grande impacto econômico, a Barra foi uma das primeiras participantes do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos – PMGZ. Hoje, desenvolve um trabalho de cria, recria e engorda com o gado comercial, além da produção de touros PO para serem utilizados no melhoramento de seu próprio rebanho e para comercialização em leilões. Em suas propriedades, na Barra do Garças (Fazenda Roncador) e São Carlos/SP (Haras da Barra), investem em sustentabilidade e bem-estar animal.

A missão da Barra é fazer com que a agropecuária brasileira, como um todo, evolua cada dia mais. É Brasil, É Agro, é Barra Agropecuária!



Seleção

Há 40 anos no mercado, a Barra Agropecuária destaca-se por uma seleção voltada para características de alto impacto econômico e sustentabilidade. Com o objetivo de produzir uma carne mais saudável e saborosa para os consumidores, cada parte do processo produtivo visa o bem-estar animal, utilizando a melhor genética e uma equipe de ponta.

Pioneira na realização de Provas de Ganho de Peso (PGP), na região da Serra do Roncador, no Mato Grosso, vem colhendo extraordinários frutos no melhoramento genético de seu rebanho Nelore mocho, através de um trabalho sustentável. Mais de dois mil animais já foram avaliados. Os classificados como Elite continuam no rebanho, sendo utilizados na vacada comercial. A prova agrega valor ao plantel, pois é um certificado de qualidade dos touros para uma característica de alto impacto econômico para o produtor: o ganho de peso.

O rebanho da Barra conta com 700 vacas PO e a produção excedente de tourinhos é comercializada na região. A propriedade foi uma das primeiras a aderir ao PMGZ, da ABCZ e utiliza todas as ferramentas e tecnologias disponíveis (PGP, Controle de Desenvolvimento Ponderal (CDP), Certificado de Produção (CEP), Sumário de Touros, dentre outras) para selecionar as características desejadas.

Com a seleção embasada em precocidade, rusticidade e fertilidade, a propriedade conseguiu formar um rebanho com genética superior. Todo gado é “chipado” para melhor controle e a equipe é qualificada para desenvolver um trabalho sério e em sintonia com as necessidades da pecuária nacional. Somente assim, com essa soma de fatores, é possível obter os ideais touros produtores de bezerros pesados.

A Barra Agropecuária tem 50% de suas terras em reservas protegidas. Nas áreas destinadas à produção agropecuária, trabalha-se com a Integração Lavoura de precisão Pecuária, na busca pela sustentabilidade do solo e de toda a produção. São mantidos piquetes arborizados e é realizado um manejo extremamente funcional, para promover o bem-estar animal. A água para consumo é, exclusivamente, captada do alto da Serra Azul – Roncador e direcionada para os bebedouros nos pastos, por uma rede subterrânea de mais ou menos 70km, em declividade de 150m de altura, especialmente desenvolvida para oferecer água de qualidade ao rebanho. A fazenda utiliza um biodigestor, que realiza a queima do metano, produzindo uma energia renovável, para que suas criações não afetem o meio ambiente.

Assim, a Barra Agropecuária alia uma seleção de animais altamente produtivos com alta sustentabilidade, atendendo às novas tendências do mercado pecuário.



GALERIA DE FOTOS




Vídeos

Nenhum vídeo foi encontrado!



Depoimentos